"Girassóis" - Galeria Nacional, Londres

 

 

OS GIRASSÓIS
DE VAN GOGH

 

Espectro da bipolaridade


por Daniel Hercos


Publicada na Revista JM Magazine, n.º 20 - Janeiro/Março de 2008

 


“Curiosa e estranha a predileção de Van Gogh pelos girassóis... Flores ambivalentes, sob a luz intensa do sol são altivas e soberbas. Brilham no mais esplêndido amarelo. Quando surge a penumbra seguida da escuridão se fecham e debruçam sobre si mesmas como fetos em útero materno. Únicos parecem ter momentos de vida e morte ,euforia e depressão,no movimento constante de girar pela luz e fechar-se na escuridão. Visto pelo espectro de vida do artista defini suas alternâncias de humor como ,os girassóis de Van Gogh”.



 

 

“A pintura esta na minha
pele... é um sol, uma luz, que eu só posso chamar de amarelo, porque não tem outra palavra... como o amarelo é lindo!...”

Vincent Van Gogh (1853-1890)


 

 

 

 

 

 

"Vincent Willem van Gogh" nasceu a 30 de março de 1853, em Groot Zundert uma pequena aldeia ao sul da Holanda, onde seu pai era pastor protestante. Sem freqüentar escolas de arte descobriu-se pintor dez anos antes de sua morte.A breve carreira artística e os transtornos mentais  não limitaram sua genialidade.

O mundo psíquico de Van Gogh era tão rico em matizes como o colorido de seus quadros. Em sua obra podemos vislumbrar seus estados de euforia e depressão mesclados com uma estranha compulsão emocional, conforme suas “crises nervosas” aumentavam, melhor pintava.

Internado em Saint-Remy de Provence, em poucos meses pintou mais de 150 quadros.
Acabou fugindo por não suportar a  solidão. Seu irmão, socorreu-o, levando-o para Auvers-sur-Oise onde ficou aos cuidados do doutor Ferdinand Gachet. O artista tornou-se amigo deste médico e pintou o célebre quadro “O retrato do doutor Gachet”, obra que, no mercado de arte internacional, alcançou o preço mais alto.


Mesmo sofrendo de psicose grave e epilepsia produziu cerca de 900 quadros. Sendo que 400 deles foram pintados no último ano de sua vida, época em que sua situação mental mais se agravou. Um mês antes de morrer pintava um quadro por dia. 

Foi para decorar a sua casa em Arles no sul da França (conhecida como "a casa amarela") que Van Gogh pintou a série de quadros com girassóis, dos quais um se tornaria uma das suas obras mais conhecidas.

 

Dos artistas que deixara em Paris, apenas Gauguin respondeu ao convite feito para se instalar em Arles. O Vinhedo Vermelho, único quadro vendido durante a sua vida, foi pintado nesta altura. Ele o vendeu por 400 francos.

Vincent tinha sua linguagem para dizer as coisas: girassóis cortados não captam os raios solares e acompanham o sol, orelhas cortadas não captam o som. Ele fez os quadros e cortou a orelha tendo Gauguin como o protagonista da história.”

Precursor do expressionismo e conhecido pelo seu exímio domínio das luzes e das cores. Em 27 de julho de 1890 na cidade de Paris  pintava a paisagem de sua última tela,um campo de trigo. Deprimido Van gogh dá um tiro no peito. A morte não foi imediata. Conseguiu voltar para casa e morreu dois dias depois ao lado de seu irmão Theo;que sempre o apoiou tanto econômica quanto emocionalmente As suas últimas palavras, dirigidas a Theo, teriam sido: "La tristesse durera toujours" ("A tristeza durará para sempre").

Hoje sua fama só pode ser comparada à de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Picasso,Goya e outros gênios.Na atualidade as obras do célebre portador do hoje conhecido "distúrbio bipolar" estão cotadas em milhões de dólares.




 

Psiquiatra Daniel Hercos - publicações selecionadas
WebDesign por Paulo Henrique Lopes